28 de janeiro de 2016 • Por

Verão 2016: passeando por Caraíva.

Oi Gente,

Voltei com mais uma viagem para vocês se encantarem!!

Esse final de ano, passei as férias em um lugar incrível… Fui para Trancoso, na Bahia! Quem me segue no insta (já segue né?! @memarquitetura), viu as fotos e dicas que postei de lá… Um lugar encantador que não dá vontade de ir embora!

Como alugamos um carro, ficou fácil passear pelas redondezas e conhecer outras cidades e praias. A que eu trouxe para cá, foi CARAÍVA que tem uma magia especial…

MONTAGEM00

Para quem não sabe… Caraíva é o mais antigo vilarejo do Brasil. Situado na Costa do Descobrimento, Patrimônio da Humanidade, o lugar beneficia-se hoje das proteções ambientais e históricas da APA,do IPHAN, ICMBio e RESEX, tendo suas ações apoiadas pelo Ministério Publico e a Defesa Civil do Estado da Bahia.

De Trancoso à Caraíva, de carro, demoramos mais ou menos 2 horas… A estrada não é das melhores, é de terra e as curvas muito fechadas. Por isso é muito importante prestar bastante atenção na direção… Durante a nossa viagem vimos 2 acidentes na estrada…

MONTAGEM-MAPA

Lá em Caraíva veículos motorizados são proibidos!!! Mesmo por que, só se chega de barco… Você para o carro do outro lado do Rio e paga R$5,00 para atravessa-lo com um barquinho e essa viagem dura no máximo 5 minutos! =)

MONTAGEM01

Chegando lá, para a minha surpresa, o vilarejo é inteiro sobre areia fofa! Não tem asfalto, paralelepípedo, ou qualquer outro tipo de piso… É tudo de areia e eu AMEI! A energia do lugar é diferente e tenho certeza que isso influencia muito! Se você for ficar no vilarejo, a melhor opção é pegar um táxi – charrete – por que andar pela areia – QUENTE – já é difícil… Carregando mala então, nem imagino!

Outra particularidade do vilarejo, acredite! Caraíva só recebeu eletricidade em meados de 2007/2008… Então você pode imaginar o esquema do lugar…

Enfim… Você chega em Caraíva e já é abraçado pelo clima do local… Se você for para o lado esquerdo, sentido Rio, casinhas coloridas espalhadas que abrigam restaurantes e lojinhas fofíssimas… Pelo lado direito, você vai sentido “centro” do vilarejo e encontra a linda Igrejinha de São Sebastião.

A delícia de Caraíva é se perder pelas ruas… E SIM, você se perde mesmo! Mas logo se acha! Estamos falando de um vilarejo de 1000 habitantes poxa… Relaxa que você vai se achar! E dica! Vá andar descalço… a Havaiana só atrapalha nesse caso… E ai ande, ande, ande e descubra todas as casinhas fofas coloridas, escritos e pinturas ótimas para fotografar!

MONTAGEM02

Bom… Vimos casinhas, lojinhas, Igreja… Mas cadê a Praia??? Caraíva tem Praia e Rio e tem aonde a Praia encontra o Rio que foi aonde ficamos… Tem coisa melhor do que água doce e salgada juntinhas? O balanço do Mar e a calmaria do Rio?? Delicia!!!!
Tudo lá é simples mas bem arrumadinho. Barracas que servem o que você quiser na praia e uma infinidade de tendas coloridas para você se ajeitar por lá mesmo… Saudades…

MONTAGEM04

MONTAGEM03

Bom… Depois de passear bastante, passar o dia na praia, bate aquela fome né?? Dica boa de restaurante que fomos e eu super indico foi o Boteco do Pará!! Antes da praia, passamos por ele e comemos os famosos pastéis do Pará que estavam uma delícia!!! E na volta sentamos para almoçar uma das melhores comidas que comemos durante a viagem… Peçam o Peixe na Telha que vocês não irão se arrepender! Ah! Outra dica! Vá com calma… Porque lá lota e o pessoal é tranquilo… Kkkkk!

MONTAGEM06

Pertinho de Caraíva, se encontra a Aldeia Barra Velha, onde vivem várias famílias de índios Pataxós (!!!!) que vivem da venda de artesanato e afins… Dá para ir à pé, de cavalo, barco e bugue (existem bugueiros que fazem passeios pela região).
Não fomos à Aldeia por falta de tempo, mas não pude deixar de trazer uma lembrancinha do local.

Para mim, não existe melhor lembrança de viagem do que aquela que podemos inserir na decoração de casa!!

Sendo assim, trouxe um cocar lindo feito por uma legítima Pataxó! Olha ai a foto que postei no insta outro dia…

MONTAGEM05

Conclusão… Caraíva é encantadora! O vilarejo é mágico e tem uma energia incrível! Como passei só um dia, não sei como seria ter ficado por lá! Mas fui embora com gostinho de “quero mais”!

Espero que eu tenha conseguido passar todo o encanto que é Caraíva e se você tem mais alguma dica de lá, deixe nos comentários! Quem sabe alguém não se anima depois de ler esse post né??

Beijos e até a próxima…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *