19 de Maio de 2016 • Por

5 Dicas para um Decor Vintage/Retrô:

Olá pessoal,

Voltei com mais um Post que eu sei que vocês adoram… Dicas para o Decor de Casa!!

Dessa vez vim falar de algo que está super em alta! Como eu sempre digo aqui, a MODA e a DECORAÇÃO andam juntas! Quando algo vira tendência em uma, não demora muito para virar febre na outra… E a tal onde Vintage/Retrô não foi diferente!

Para quem não sabe, Vintage/Retrô é um estilo de vida retrógrado, uma recuperação de estilos das décadas de 20, 30, 40, 50, 60 e 70! Basicamente chamamos de Vintage tudo o que pertence originalmente a uma outra época e de Retrô tudo o que é novo porém tem aquela carinha de antigo, que adoramos!

Mas pera ai… Não venha achar que só por que estamos falando de algo de décadas atrás que está fora de moda! Pelo contrário! Usar itens de decoração de outras épocas está super em alta e se bem colocados, o ambiente fica um charme só!

É por isso que venho trazer para vocês 5 Dicas para usar o Estilo Vintage/Retrô no Decor de Casa…!!! Olhem só!

TÍTULO-01

TÍTULO-02

Logicamente, foram usadas inúmeras cores nas décadas passadas… Mas gosto de separá-las em duas fases principais. Os Tons Pastéis e Tons Terrosos.

No Tons Pastéis escolho o MENTA para ser o nosso protagonista! Quer arrasar no Decor Vintage mas sem exagero? Escolha essa cor e dê vida aos ambientes!
O Menta é uma cor fresca e vai deixar qualquer cantinho cheio de energia! Fácil de combinar… Que tal usar com cores neutras tipo o cinza ou branco? Pode apostar! Vai ficar incrível!

MONTAGEM01

Outra paleta de cor que invadiu a cena nas décadas passadas foi a dos Tons Terrosos… E para ele eu escolho o MOSTARDA! Cor queridinha dos Anos 70, deixa o ambiente mais sóbrio e mais aconchegante! Combine com Madeira ou Preto e faça linda composições…

MONTAGEM02

TÍTULO-03

As décadas passadas são recheadas de “formas desejos”! Para cá trago o meu elemento favorito da construção antiga, mas que voltou com tudo já faz uns anos!

O COBOGÓ foi criado há muito tempo, mas virou tendência forte nos anos 60! Com a valorização do paisagismo, o elemento vazado ganhou espaço e fez parte de fachadas e interiores de casas pelo país. Feito originalmente de cerâmica, agora também pode ser encontrado de cimento, vidro, porcelana, madeira…

Além de formas e cores lindas, por serem vazados, eles permitem a entrada de luz e ventilação natural!!

O Antigo é tudo de bom!!! Usem e abusem desse elemento da arquitetura!!!

MONTAGEM03

TÍTULO-04

Que a onda “antiguinha” está na moda a gente já sabe! E para não ficar para trás, as lojas estão a todo vapor fabricando móveis retrôs para conseguirmos montar um ambiente com clima vintage!

Por exemplo o design charmoso da década de 50…
Os Móveis com os tradicionais “pés palito” são os queridinhos do momento, tipo as Cadeiras Fiberglass de Charles Eames, que viraram febre e todas as lojas estão fazendo as suas!

Quem também está super no radar dos decoradores são os móveis em Acrílico, famosos da década de 60!! Além do design atual, a transparência deixa o ambiente leve!!

Para não deixar a década de 70 de fora… Use as Luminárias de Ferro coloridas, além de dar graça para o ambiente, as cores trazem alegria!!!

MONTAGEM04_2

TÍTULO-05

Impossível enumerar os tantos ídolos que tivemos no passado né¿ Mesmo porque cada um tem um gosto e eu não vou entrar nesse mérito… Porém saibam que podemos colocar os seu amados das antigas na decoração de casa sem deixar o ambiente com cara de museu! Aposte em quadros descolados, coloridos e faça uma composição incrível com eles… Olha só!

MONTAGEM05

TÍTULO-06

Aiaiai as Estampas Vintage… Esse item é essencial, por isso deixei por último! Porque além do meu preferido é o mais fácil de introduzir na decoração de casa!!

Cada década está marcada por suas estampas, que estão sendo usadas até hoje em tecidos, papeis de parede, adesivos… Coloridas ou não, elas podem dar o charme que falta para o Decor “antiguinho” que você está procurando!

Bolinha e Xadrez dos anos 50, Geográfico dos anos 60 e Floral dos anos 70… Pronto! Estampas para todos os gostos!  Olha só a infinidade que a loja online de papel de parede Papel de Parede dos Anos 70  tem no tema “papel de parede vintage”!!!

Agora é só se apaixonar e escolher qual o cantinho que merece esse agrado na sua casa!

MONTAGEM06

Todos os Papeis de Parede que apareceram nesse post é da loja “Papel de Parede dos Anos 70” !!! Quem ainda não conhece o site, vale a pena conhecer! É uma loja virtual Alemã com mais de 10 anos de experiência no ramo! Os papéis são importados e chegam aqui em perfeito estado! Podem confiar!!!

Ei… Você que está pensando que só tem papel de parede dos anos 70 por lá, está muito enganado! Esse é só o nome da loja, a coleção deles é incrível!! Os “glamorosos” são os meus preferidos! Deem uma olhada!!

Espero que tenham gostado das Dicas e as usem para dar um “up” no cantinho de vocês!!
Até a próxima! =)

 

Publipost: O MEMarquitetura se preocupa em fazer parceria só com empresas que possam acrescentar algo de interessante para os nossos leitores, com o mesmo critério de todas as outras pautas do site. É uma nova fase para o site que irá proporcionar muito crescimento para esse espaço que eu adoro! Fiquem tranquilos, tudo o que eu posto aqui, eu acredito e por isso faço questão de dividir com vocês!


Nota:
 O MEMarquitetura posta fotos de sua autoria e de terceiros, pois são elas que ilustram os posts do site. A maioria das imagens são retiradas do Google Imagens e muitas não possuem a identificação correta do proprietário. Por tanto, se você é o dono de alguma imagem publicada aqui e que não está devidamente identificada, por favor entre em contato conosco para devidos créditos ou exclusão dos mesmos. Obrigada! =)

3 respostas para “5 Dicas para um Decor Vintage/Retrô:”

  1. Priscila disse:

    Adorei as dicas!

  2. Giovanna disse:

    Oi Maria, que legal! Adorei a post.
    bjs,
    Gio

  3. Gábi disse:

    Parabéns pelo post! Muito útil e de extremo bom gosto!
    Ahhh e lembrei o tempo todo da decor do seriado Mad Men! A cara desse post! ??????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *