11 de setembro de 2018 • Por

Como ter plantas na decoração de casa…

Não sei vocês, mas estou em uma fase TOTAL GREEN… Quero colocar plantas em todos os lugares, em casa, nos projetos, no escri!

Plantas alegram qualquer ambiente… Trazem vida! Além disso, acredito que ter um vasinho que seja em casa faz com que a gente crie uma consciência ambiental e de responsabilidade!! PLANTA É MARA!!

Mas também sei que não é uma tarefa fácil ter plantas em casa e muita gente fica perdida, sem nem saber por onde começar… Por isso, trouxe um guia para conseguirmos nosso jardim dentro de casa! Partiu?


Vamos começar com um guia prático com perguntas que todo mundo se faz…Presta atenção aí!

Todo mundo sabe que cada planta tem as suas especificações para viver melhor… Nem todas vão bem dentro de casa, nem todas podem receber sol direto, algumas preferem lugar mais escuro, outras bastante água. 
Sabendo exatamente o que cada uma precisa, você consegue escolher quais são as melhores para o seu estilo de vida… Você esquece de colocar água sempre e viaja bastante, mas bate muito sol na sua sala? Vai de cactos e suculentas poxa!! Essas são amigas dos preguiçosos!!! =)
Então por mais linda que uma planta é, as vezes ela não é a melhor opção para você e para a sua casa! Pesquise um pouquinho antes!


Criar um ambiente decorado para as suas plantas… Qual é a graça de colocar um vaso alí no canto perdido na sala? Nanani, vamos tentar integrar as plantas no decor de jeito harmonioso, moderno e singular para cada casa!
Por que não usar vasos coloridos, de diferentes acabamentos? Ou até mesmo objetos de jardim que juntos, criem um decor legal! As plantas não precisam ficar sozinhas poxa!
Outros itens que eu adoro usar são as bandejas e carrinhos tipo bar… Tira a bebida e coloca os vasos de plantas! FICA DEMAIS!!!!! Olha só essas inspirações:

Quando eu falo o melhor lugar para cada planta, não é só no quesito “perto de janela que bate sol” ou “aqui do lado do sofá porque tem sombra”… Nesse item eu quero que a gente pense de fato onde essas plantas podem agregar ao decor da sua casa – Isso implica inclusive nas alturas delas, nem sempre vaso no chão é a melhor opção…  Que tal pensar em pendurá-las no teto, ou deixá-las em cima de um aparador ou uma prateleira, por exemplo?! Está super em moda também, vasos de diferente alturas… É assim que criamos de fato um jardim interno: 


Reuni algumas espécies que vão super bem dentro de casa e que mudam o astral de qualquer ambiente!

Anota aí!

“O CEAGESP é o maior mercado de flores do país, com mais de mil produtores de flores, plantas, gramas e mudas. O mercado conta ainda com uma área reservada para acessórios, como tesouras, vasos, embalagens, e também insumos como terra, adubo, pedras e cascas.

O pavilhão é divido em 3 setores: flores de corte, flores e plantas plantadas e a parte dos acessórios e insumos para plantas e flores.

Horários de funcionamento: 3ª e 6 ª feira das 0h às 9:30 – a feira ocorre de 2 ª feira para 3 ª feira e de 5 ª feira para 6 ª feira

Local: Pavilhão Mercado Livre do Produtor – Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946 – Vila Leopoldina

Entrada e estacionamento pelos portões 4 e 7 (estacionamento pago). A abertura dos portões é as 22:30. Você pode entrar e iniciar suas compras, mas só pode retirar as mercadorias a partir da meia-noite de terça-feira, após o toque da sirene.

Horários de funcionamento: 2 ª e 5 ª feira das 2:00 ás 9:00 – a feira ocorre na madrugada de 2 ª feira e de 5 ª feira

Local: Praça da Batata – Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946 – Vila Leopoldina

Entrada e estacionamento pelo portão 18 (estacionamento pago).

Se você comprar um volume razoável de flores e plantas e precisar de ajuda para carregá-las até o carro, recomendamos que você contrate somente o serviço dos carregadores cadastrados e autorizados, com número de identificação no uniforme amarelo.” BY COISA DA DORIS.

Vira e mexe meus clientes e amigos aparecem com o mesmo papo… “Queria ter um jardim vertical, mas…” “Puts jardim vertical é tão lindo, mas só de olhar imagino o trabalho…” “Como é o nome daquelas plantas que ficam todas na parede, acho tão legal!”… 

É sempre assim! Rola um mito em torno do “Jardim Vertical”, achando que seria algo impossível de se ter em casa… Ok! Existem jardins que de fato são super incrementados com sistema de irrigação único e mais mil tecnologias, mas gente… O Jardim Vertical nada mais é do que uma intervenção paisagística em paredes!! Se elas são simples ou complexas, isso vai de cada um, certo?

Bora achar referencias que mostrem como podemos ter SIM um jardim vertical em casa, mas de um jeito cool e diferente?? Partiu!!!!


O melhor desse tipo de jardim vertical é que ele é todo feito por vasos, sendo assim, muito mais fácil de regar, podar e fazer toda a manutenção que um jardim merece!!! Aproveita!!!! =) 

“Maria, olha… Eu amo plantas! Acho lindo! Queria MUITO… Mas deixo todas morrer, não tenho a melhor habilidade pra elas… =(” – Pois é, eu ouço muito isso dos meus clientes… Então pra finalizar o assunto e pra você que adora uma plantinha mas é capaz de matar até um cacto… 

Que tals investir em quadros, posters e objetos relacionados a plantas, flores e frutos?!! Além do mais, quando colocamos o VERDE em destaque no decor, ele automaticamente nos lembra da natureza… E se alguém perguntar, você fala que tem sim um jardim em casa, mas ele é um pouquinho diferente… kkkk!!

Ufa!!! Quanta coisa! Esse assunto tem pano pra manga… 
Espero que vocês tenham gostado e que inspirem a todos a encherem a casa de vocês de PLANTAS!!!!

No insta do escri (@memarquitetura) eu vivo postando referencias e dicas sobre o assunto, fiquem ligados lá e se alguém tiver mais alguma ideia para post, me conta!!!

Até a próxima!!!!

 

 

 

Nota: O MEMarquitetura posta fotos de sua autoria e de terceiros, pois são elas que ilustram os posts do site. A maioria das imagens são retiradas do Google Imagens e muitas não possuem a identificação correta do proprietário. Por tanto, se você é o dono de alguma imagem publicada aqui e que não está devidamente identificada, por favor entre em contato conosco para devidos créditos ou exclusão dos mesmos. Obrigada! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *